segunda-feira, 15 de setembro de 2014

UMA JOANINHA DIFERENTE

                                         REGINA CÉLIO MELO

DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA JOANINHA QUE NASCEU SEM BOLINHAS E ERA DISCRIMINADA PELAS OUTRAS JOANINHAS DO JARDIM.




EM DUPLAS, CADA UM FEZ UMA  JOANINHA USANDO DOIS CÍRCULOS GRANDES DOBRADOS AO MEIO PARA A CAPA E UM CÍRCULO MENOR PARA A CABEÇA.
PARA DESENHAR  AS BOLINHAS CADA UM JOGOU DOIS DADOS, CALCULOU A SOMA OBTIDA E FEZ AS BOLINHAS DE ACORDO COM O RESULTADO DA SOMA.





APÓS TODAS AS JOANINHAS PRONTAS E COM AS BOLINHAS DESENHADAS, DESENVOLVEMOS UM GRÁFICO PARA REGISTRAR A QUANTIDADE DE BOLINHAS DA JOANINHA DE CADA UM E VERIFICAR QUAL NÚMERO MAIS APARECEU E QUAL NÃO APARECEU NENHUMA VEZ. QUESTIONEI SOBRE O MOTIVO DE NÃO TER  NENHUMA JOANINHA COM ALGUNS NÚMEROS DE BOLINHAS E SE TODOS ELES PODERIAM TER DADO. ATRAVÉS DAS MEDIAÇÕES, ELES CHEGARAM À CONCLUSÃO DE QUE NÃO PODERIA TER DADO NENHUMA JOANINHA COM UMA SÓ BOLINHA, UMA VEZ QUE FORAM JOGADOS DOIS DADOS E QUE SOMANDO AS DUAS MENORES QUANTIDADES O RESULTADO SERIA DOIS, QUE SERIA O MENOR NÚMERO QUE PODERIA TER DADO.



CONFECÇÃO DOS DADOS QUE FORAM USADOS PARA FAZER AS BOLINHAS DA JOANINHA E PARA JOGAR O JOGO "TRAVESSIA DO RIO". QUEM CONSEGUIU TERMINAR PRIMEIRO AJUDOU QUEM ESTAVA COM DIFICULDADES.




FOI UMA ATIVIDADE ONDE TIVE A OPORTUNIDADE DE ABORDAR VÁRIOS ASPECTOS IMPORTANTES COMO OS CONCEITOS MAIOR/MENOR, METADE, SOMA COMPARAÇÃO DE QUANTIDADES, COLETA REGISTRO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário